Adotar o ESG, diz respeito a praticar valores voltados à humanização, à diversidade, ao meio ambiente e a uma nova governança corporativa, que chega como uma ferramenta valiosa para garantir o funcionamento, a transparência e a credibilidade da empresa.
Hoje a sigla ESG “Environment, Social & Governance” ou, “Ambiental, Social e Governança” em português, está em todas as pautas corporativas, em pleno ritmo acelerado de expansão.
Mas e na Indústria? Como o ESG é aplicado, quais as vantagens e como pode dar resultados?
Quando falamos em iniciativas de ESG na indústria, falamos sobre indicar caminhos para o equilíbrio na relação entre produtividade e questões humanas, ambientais, sociais e a uma nova governança corporativa.
Diz respeito a transformação de modelos produtivos e de gestão por meio de ações práticas que alinham produtividade e responsabilidade, lucro e propósito.
Ou seja, a Indústria do Século 21, deve se preocupar no modo como retira recursos da natureza, e como suas operações impactam no meio ambiente. Fomentar ações que impactam de forma positiva na comunidade, pensando e elaborando práticas capazes de atender às necessidades das pessoas e incluir a diversidade como meta na formação de seus times. Incentivar à transparência nas relações com clientes e parceiros de negócios, com a construção de processos coletivos e íntegros, por exemplo.
Algumas boas práticas que a sua indústria pode adotar:
Melhor destinação de resíduos;
Implementação de materiais sustentáveis em seus produtos;
Logística reversa para embalagens não recicláveis;
Extração consciente de matéria-prima (escolha por materiais certificados);
Promoção de programas de reflorestamento;
Promover a diversidade e a inclusão em seu quadro de funcionários;
Trabalhar em parceria com ONG’s;
Auxiliar programas de educação básica (como creches) e continuada (em graduação e pós-graduação).
Mas e na prática: Quais os resultados que pode-se esperar aculturando o ESG na sua Indústria? O ESG contribui para vantagens competitivas? Lucro e propósito podem caminhar juntos?
Para responder essas questões, abaixo vão algumas vantagens para as industrias que já adotaram o ESG em seus ciclos produtivos:
Redução dos custos operacionais e ganhos de produtividade;
Fidelização de clientes que optam pelo consumo de produtos e serviços sustentáveis;
Mitigação de possíveis riscos socioambientais;
Melhoria na imagem e reputação da empresa perante o mercado;
Redução de interferências regulatórias e legais;
Melhores índices de satisfação, atração e manutenção de talentos entre os colaboradores;
Maior diversidade social, que permite opiniões e pontos de vista diferentes, contribuindo para o processo decisório da empresa;
Ganho de vantagem competitiva frente aos concorrentes no longo prazo, por conta da antecipação de critérios regulatórios e legais.
O conceito ESG veio para ficar. Na Indústria ele significa uma visão mais consciente e equilibrada da maneira de se produzir, rentabilizar e gerir.
Um novo caminho que nos leve ao melhor encontro entre lucro e propósito.
O ESG é um dos focos da MIExpo.
Nosso propósito é motivar essa conversa e promover um grande encontro, da nova indústria brasileira, cada vez mais protagonista na solução do desenvolvimento social e sustentável do País.
O cenário industrial está repleto de oportunidades.
Não fique de fora. Faça parte da revolução que está modelando o futuro da indústria no Brasil.
Faça parte da MIExpo!