Com tantas mudanças, o profissional inserido nessa nova indústria precisa estar adaptado a essa nova realidade.
É fundamental qualificar os profissionais das empresas em técnicas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, assim como desenvolver competências sócio-emocionais com métodos para estimular a criatividade, o empreendedorismo, a liderança e a comunicação.
Levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) apontou as profissões, de nível médio e superior, que devem ganhar relevância, se transformar ou surgir nos próximos anos.
Essas áreas estão entre as que mais devem ter seus processos transformados e que apostam na dominância das tecnologias digitais para a competitividade dos seus negócios na próxima década.
A previsão é que surjam 30 novas ocupações em oito áreas, com perfis distribuídos nos segmentos automotivo; alimentos e bebidas; máquinas e ferramentas; petróleo e gás; têxtil e vestuário; química e petroquímica; tecnologias da informação e comunicação, e construção civil.
Esse momento representa um marco na história da manufatura no mundo.
O cenário industrial está repleto de oportunidades!
Não fique de fora. Faça parte da revolução que está modelando o futuro da indústria e construindo um mundo mais justo e sustentável.
Faça parte da MIExpo!