Os robôs industriais impulsionaram o milagre econômico do Japão e estão a serviço da próxima revolução industrial.
Se hoje a imagem do Japão está intimamente ligada a alta tecnologia, o país deve isso ao seu desenvolvimento bem sucedido nos territórios da robótica e da automação, principalmente para as indústrias.
Nos anos 60 o Japão começou viver um boom econômico, permitindo o aumento da renda e do poder de compra, principalmente de automóveis.
Ao mesmo tempo, o país passou a enfrentar dificuldades de encontrar mão de obra, principalmente de trabalhadores qualificados, capazes e dispostos a realizar trabalhos “3D” – dirty, dangerous and degrading, como soldagem e pintura nas fábricas de automóveis.
Essa comunhão de demanda crescente e escassez contínua, incentivou a automação nas fábricas de automóveis, nas quais os robôs tornaram-se muito úteis para soldagem a arco e por pontos, bem como aplicação de tinta em linhas de montagem.
Essa primeira era de robótica japonesa, não só impulsionou sua indústria automobilística, como permitiu uma verdadeira revolução industrial.
Hoje, o Japão é uma superpotência dominante na fabricação de robôs. Suas empresas têm uma presença global e lideram o mercado industrial de robótica. Podemos encontrar em fábricas ao redor de todo o mundo, os icônicos braços robóticos amarelos da Fanuc, que, junto com outros líderes japoneses como Yaskawa, Kawasaki, Daifuku e SMC estão a serviço de automatizar processos e até mesmo linhas de produção inteiras. Ou seja, os robôs industriais impulsionaram o milagre econômico do Japão e devem continuar sendo fundamentais para sua economia.
Porém o cenário está começando a mudar à medida que necessidades sociais e econômicas únicas impulsionam o rápido crescimento em uma nova categoria: robôs de serviço.
Mais uma comunhão, de demanda crescente, com novas tecnologias, como IA e IoT, está impulsionando a próxima fase da robótica japonesa. Com isso, qual será o impacto dessa revolução no processo industrial?
Estas e outras questões fundamentais para a nova industria brasileira estarão presentes na MIExpo.
Nosso propósito é promover um grande encontro, e motivar a conversa sobre essa indústria, cada vez mais protagonista na solução do desenvolvimento social e sustentável do País.
O cenário industrial está repleto de oportunidades.
Não fique de fora. Faça parte da revolução que está modelando o futuro da indústria no Brasil.
Faça parte da MI Expo!