Implantar uma fábrica no Século 21, muitas vezes, é construir uma obra de arte única.
Hoje em dia, construir uma fábrica diante de todos os desafios da Revolução Industrial do Século 21, é uma tarefa cada vez mais complexa, mas ao mesmo tempo fundamental para a nova indústria brasileira, protagonista das soluções do desenvolvimento sustentável e econômico do Brasil.
Contribuir para a modernização do parque industrial brasileiro, com mais eficiência nas instalações industriais, exige uma atualização contínua sobre os avanços tecnológicos, conhecimento sobre regulamentações ambientais, busca por fontes de energia econômicas e sustentáveis
O Brasil vem experimentando um crescimento significativo na instalação de novas fábricas, em diferentes setores nos últimos anos.
Em 2023, esse movimento continua em alta, com diversas empresas confirmando investimentos industriais para ampliar suas produções e atenderem à demanda aquecida da economia brasileira.
As construções e obras industriais são projetos de engenharia que criam infraestruturas direcionadas a processos produtivos no setor industrial. Muitas vezes, uma obra industrial é uma obra de arte única.
As novas fábricas englobam a compatibilização de uma diversa gama de projetos, que podem ir desde a construção de plantas tradicionais de fábricas, usinas de energia, sistemas de armazenagem, linhas de produção, até laboratórios, linhas automatizadas, internet das coisas e robôs industriais.
Cada uma dessas obras tem particularidades específicas em termos de materiais usados, exigências regulatórias e tecnologias empregadas. Suas execuções demandam um planejamento minucioso e muita expertise no setor.
Essas construções são desenvolvidas com foco em atender as necessidades específicas das indústrias, seja para fabricar produtos, processar materiais ou gerar energia.
Uma característica importante destas construções e obras é que cada uma delas precisa considerar aspectos específicos do setor em que serão aplicados, tipo:
Requisitos técnicos; regulamentações governamentais; normas de segurança; considerações ambientais; utilização de tecnologias e equipamentos adequados.
As construtoras de obras industriais executam projetos de construção de infraestruturas para esse setor, planejando, coordenando e executando obras de todos os tamanhos, adaptadas a diferentes setores e atividades:
Obras de fábricas; centros de distribuição; plantas químicas; instalações farmacêuticas; de logística; de energia; de alimentos e bebidas; refinarias e plataformas de petróleo.
O processo de funcionamento das construtoras de obras da indústria contam com algumas etapas como:
Estudo de viabilidade do terreno; desenvolvimento do projeto da obra industrial; elaboração de um orçamento detalhado do projeto; planejamento detalhado da obra após o contrato ser fechado; execução da obra; controle de qualidade e segurança; entrega da obra.
As inovações e transformações do parque industrial brasileiro, são alguns dos focos da MIExpo.
Nosso propósito é motivar essa conversa e promover um grande encontro, da nova indústria brasileira, cada vez mais protagonista na solução do desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.
O cenário industrial está repleto de oportunidades.
Não fique de fora. Faça parte da revolução que está modelando o futuro da indústria no Brasil.
Faça parte da MI Expo!