A Indústria Brasileira nunca se viu diante de tantas e diferentes transformações, com cada vez mais desafios simultâneos e urgentes.
A combinação de diferentes tecnologias no processo industrial. O desenvolvimento de um novo sistema de produção, fortemente baseado na união do mundo Real com o Virtual. O aumento significativo da necessidade de se repensar a eficiência do uso de recursos naturais. E a busca por um potencial de produtividade cada vez maior, faz com que a indústria brasileira passe por um momento de grandes mudanças.
Inteligência artificial, robótica, sensores, internet das coisas, computação em nuvem, ESG, sustentabilidade, direitos humanos, termos que há alguns anos não eram nada conhecidos, hoje fazem parte de toda a realidade industrial.
É nesse cenário, que estamos construindo a primeira edição do Fórum MIEXPO.
Nosso propósito é motivar a conversa sobre uma nova indústria brasileira, protagonista, cada vez mais parte da solução do desenvolvimento sustentável do Brasil.
Uma nova indústria brasileira, que busca responder aos desafios econômicos e sociais, estabelecendo um ciclo sistêmico virtuoso, que integra recursos humanos, conhecimento e capital, reforçando os alicerces da inovação científica, tecnológica e humana.
O Fórum MIEXPO 24 conta com uma Grande Arena e 04 Auditórios integrados, que reunirão em três dias de evento, especialistas, inovadores, profissionais, pesquisadores, acadêmicos, empreendedores e toda a comunidade industrial brasileira.
Um encontro para muita troca de experiências e conhecimento, lançando um novo olhar, transversal, para apontar o futuro da indústria no Brasil.
O Fórum está dividido em três diferentes movimentos da transformação na indústria brasileira.
Fábricas Inteligentes – Desenvolvimento, inovação e tecnologias
Essas mudanças industriais estão mudando em grande escala, as etapas de produção, a gestão empresarial e os modelos de negócios, estabelecendo uma nova ordem em que as ações nunca mais serão as mesmas.
Muitos ainda acreditam que falar de uma indústria inteligente é falar de ferramentas complexas, extremamente caras, e que somente grandes empresas com atuação internacional têm acesso ao novo modo de produção.
Mas isso não é verdade. Essa mudança industrial, atingirá todos os tipos de empresas, de todos os tamanhos e de todos os setores produtivos.
Vamos falar sobre o uso das tecnologias digitais na indústria e como ela permite aumentar a capacidade produtiva de micro, pequenas e médias empresas de segmentos variados, como o de alimentos e bebidas, metal-mecânica, moveleiro, vestuário e calçados.
Sustentabilidades industriais
Sustentabilidade industrial é o conjunto de práticas aplicáveis à indústria que preza pelo uso de recursos naturais de forma renovável e inteligente, promovendo o desenvolvimento social sem comprometer o meio ambiente e o futuro das próximas gerações.
Vamos falar como transformar os desafios da agenda da sustentabilidade em oportunidades de negócios. E como a consciência da imagem corporativa ligada à postura das empresas em questões ambientais e sociais, não são mais vantagens competitivas e sim licenças para operar.
Pessoas, novos perfis e uma nova realidade profissional na indústria.
Este movimento está modelando os processos de contratação em todos os níveis hierárquicos, criando uma nova demanda por talentos profissionais que possuem habilidades multifuncionais, desde a gestão de projetos de pesquisa de novos produtos até o processo de produção.
Quem não começar a se capacitar agora, ficará de fora do jogo nos próximos anos.
Vamos falar como qualificar os profissionais das empresas em áreas como programação, robótica colaborativa e análise de dados, assim como desenvolver competências sócio-emocionais com métodos para estimular a criatividade, o empreendedorismo, a liderança e a comunicação.
O futuro da indústria já chegou.
O cenário competitivo mudou e está repleto de oportunidades.
Seja bem-vindo a uma nova era para a Indústria brasileira.
Não perca a chance de fazer parte das mudanças e contribuir para uma nova ordem corporativa.
Marque na agenda e venha conhecer quem está liderando todas essas mudanças industriais.